top of page

Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs


Autor: Ransom Riggs

Editora: Leya

Páginas: 336

Ano da publicação: 2015

A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

Eu já estava louca para ler esse livro, e como ele virou filme e vai ler lançado em pouco tempo, decidi que estava na hora de tê-lo.

Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares mistura ficção com suspense, além de ter as fotos para complementar a narrativa. O livro é incrível, com uma leitura rápida, gostosa e te prende do começo ao fim (tanto que eu li em uma manhã).

Jacob é um garoto que cresceu ouvindo histórias sobre a infância de seu avô, que está sempre viajando. Ele acredita que existe um orfanato em uma ilha para crianças especiais, como a menina que pode levitar, ou o garoto invisível, ou os irmãos que aguentam levantar uma pedra com pouca força.

O que ele não sabe é que tudo é real, e acaba tropeçando nesse mundo mágico enquanto tenta se desvencilhar dos cuidadosos e superprotetores pais. Dividido entre a vida monótona que levava e a prisão de viver um mesmo dia para sempre, Jacob se vê envolvido em uma guerra de monstros que apenas ele e seu avô podiam ver.

E é nesse mundo que nós conhecemos Emma, uma menina que pode criar fogo, Olive, a garota que levita, e Alma Peregrine – ou Srta. Peregrine -, a diretora do Orfanato para Crianças Peculiares. As crianças que lá vivem já foram perseguidas por seus dons, e encontraram um lar nesse orfanato que existe em uma fenda no espaço-tempo.

A narrativa é muito bem construída, mas com personagens secundários não tão bons. As crianças possuem dons diferenciados, e nós conseguimos saber um pouquinho da história de cada uma – por exemplo, elas já se apresentaram em circos antes de serem perseguidas.

Jacob, o personagem principal, é um menino atrapalhado e covarde, mas seu dom pode salvar todo o orfanato – ele consegue ver os monstros que devoram crianças peculiares. Por isso, ele decide embarcar nessa aventura para honrar seu avô – que tinha o mesmo dom – e ajudar a sua nova família.

Eu não tenho como descrever esse livro. Ele me deixou tensa em alguns momentos de perseguição, mas também tem aquela hora que você fica awwnnn pra um casal.

Apesar de eu ter um pouco de receio da Srta. Peregrine, sou perfeitamente capaz de entender os motivos pelos quais ela prefere que as crianças não se afastem do orfanato.

A trama tem um reviravolta no meio, e um personagem inesperado é o vilão. Quando eu descobri, fiquei tipo “COMO ASSIM, VOCÊEEEEE!?!?”

O filme – baseado nesse livro - está marcado para ser lançado esse ano, sob a direção de Tim Burton (um dos meus diretores favoritos). Assista o trailer:

Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page