top of page

Mulheres à beira de um ataque de nervos - Pedro Almodóvar


Diretor: Pedro Almodóvar

Duração: 1h 35min

Ano: 1988

Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, María Barranco, Rossy de Palma, Kiti Manver, Chus Lampreave.

Em Madri, Pepa Marcos (Carmen Maura) é uma atriz e dubladora. Depois de ser abandonada por seu amante, por Ivan (Fernando Guillén), ela precisa encontrá-lo para contar-lhe uma notícia, além de querer saber o motivo pelo qual ele a deixou.

Ao mesmo tempo em que corre atrás dele, Pepa recebe a visita de Candela (María Barranco), uma amiga que se apaixonou por um desconhecido e descobriu que ele é um terrorista xiita.

Pepa ainda precisa lidar com a chegada de Carlos (Antonio Banderas), o filho de Ivan, acompanhado de Marisa (Rossy de Palma), sua noiva. Enquanto todos estão lidando com essa confusão, ninguém nota que Marisa bebe um gaspacho cheio de soníferos, que Pepa tinha preparado para Ivan. Tudo piora quando Lucia (Julieta Serrano), ex-mulher de Ivan, aparece.

Esse filme tem toda uma construção incrível. O diretor, Pedro Almodóvar, aborda várias questões, como feminismo e estereótipos. Ao mesmo tempo em que ele mostra essas coisas, ele desconstrói elas.

Pepa é uma personagem típica do estereótipo feminino. Arrumada, maquiada, de salto alto e louca atrás de um homem – seu ex-amante. Porém, a forma como ela é apresentada no resto do filme é surpreendente: da louca, ela passa a ser a mais sã entre as personagens femininas no filme.

Além da maioria dos personagens secundários serem mulheres, os homens presentes são o contrário do que se espera. Eles são inseguros, não conseguem ter o controle sobre a vida das mulheres, e fazem as coisas escondidas e fogem delas.

O filme trata também do valor dado à mulher pela natureza e o dado pela sociedade. Afinal, o que é ser mulher? Ser feminina? Querer ter o homem ao seu lado? Também é cheio de reviravoltas, vingança, ações"sem querer querendo" e humor.

A angulação do filme, as cores, escolha de cenários, atuação das mulheres: tudo é maravilhoso. A trama é uma situação comum, cotidiana. Mesmo assim, não deixa de fazer uma reflexão sobre vários tabus – tanto da época quanto atuais.

Para quem não assistiu, recomendo – e muito! Passei a olhar as situações de um jeito diferente, pensar diferente.

" - Se se refere a Ivan, essa coisa já não me interessa.

- Então, por que vai viajar com ele?

- Senhora, está sonhando. Entre Ivan e eu já não existe nada,exceto dor.

- De qualquer maneira, vou vê-la. Sei onde mora. Sei há muito tempo."

Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page