A menina que não sabia ler - John Harding
Autor: John Harding
Editora: LeYa
Páginas: 282
Ano da publicação: 2010
Personagem principal: Florence
Personagens secundários: Giles, Theo, srta. Taylor, sra Grouse, srta. Whitaker.
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora, substituta da srta. Taylor, morta violentamente? Por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas – sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.
Esse – incrível e maravilhoso – livro narra a história de dois irmãos, Florence e Giles, que moram em uma mansão longe da cidade, sob os cuidados da governanta sra. Grouse e dos outros empregados. O tio, que é o tutor deles, não dá a mínima para as crianças, e nem ao menos aparece na narrativa.
Florence queria aprender a ler, mas os empregados, com medo da ira do tio, não quiseram ensiná-la. Um dia, explorando os locais desconhecidos da casa, ela encontra uma biblioteca abandonada. A partir daí, Florence passa a aprender a ler e escrever através de livros infantis.
Giles é um menino de 8 anos, e é mandado para o internato. Quando fica claro que ele não se adaptou ao ambiente, retorna à mansão e passa a ter aulas com a nova preceptora srta. Whitaker.
A pequena Florence é esperta e inteligente. Ela arquiteta uma saída para cada problema que vai surgindo com o aparecimento da srta. Whitaker e de Theo, o menino que veio passar um tempo no interior para ajudar a sua asma.
A trama é incrível, vai desde o início de Florence na leitura, até sua imersão nos grandes nomes da literatura. E tem o lado do suspense, com a srta. Whitaker, que, confesso, é uma bruxa terrível e maldosa com todos, menos com o Giles – você descobrirá o porquê lendo.
“Pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante.
Isso me deu esperança.”