top of page

A menina que não sabia ler - John Harding


Autor: John Harding

Editora: LeYa

Páginas: 282

Ano da publicação: 2010

Personagem principal: Florence

Personagens secundários: Giles, Theo, srta. Taylor, sra Grouse, srta. Whitaker.

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.

Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora, substituta da srta. Taylor, morta violentamente? Por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas – sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.

Esse – incrível e maravilhoso – livro narra a história de dois irmãos, Florence e Giles, que moram em uma mansão longe da cidade, sob os cuidados da governanta sra. Grouse e dos outros empregados. O tio, que é o tutor deles, não dá a mínima para as crianças, e nem ao menos aparece na narrativa.

Florence queria aprender a ler, mas os empregados, com medo da ira do tio, não quiseram ensiná-la. Um dia, explorando os locais desconhecidos da casa, ela encontra uma biblioteca abandonada. A partir daí, Florence passa a aprender a ler e escrever através de livros infantis.

Giles é um menino de 8 anos, e é mandado para o internato. Quando fica claro que ele não se adaptou ao ambiente, retorna à mansão e passa a ter aulas com a nova preceptora srta. Whitaker.

A pequena Florence é esperta e inteligente. Ela arquiteta uma saída para cada problema que vai surgindo com o aparecimento da srta. Whitaker e de Theo, o menino que veio passar um tempo no interior para ajudar a sua asma.

A trama é incrível, vai desde o início de Florence na leitura, até sua imersão nos grandes nomes da literatura. E tem o lado do suspense, com a srta. Whitaker, que, confesso, é uma bruxa terrível e maldosa com todos, menos com o Giles – você descobrirá o porquê lendo.

“Pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante.

Isso me deu esperança.”

Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page