Água para elefantes - Sara Gruen
Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 271
Ano da publicação: 2007
Personagens principais: Jacob Jankowski, Marlena.
Personagens secundários: Augusto, Tio Al, funcionários do circo.
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para Elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
Jacob é um senhor de 90 anos – ou 93, ele não sabe bem – e vive em um asilo, ansiando pela visita de sua família. Apesar de nunca falar sobre seu passado, a chegada de um circo à cidade faz com que as lembranças retornem à tona com toda a força.
Perto de pegar seu diploma de veterinário, Jacob perde seus pais. Como a casa em que vivia estava hipotecada, ele se viu obrigado a abandonar sua cidade, perdendo as provas finais. Enquanto cambaleava pela estrada, encontrou um trem e embarcou.
O que ele não sabia é que era um trem circense, repleto de aberrações, palhaços, malabarismo e animais. Cada detalhe da vida envolvida no circo é espetacular, a trama é tão rica que é fácil se perder na beleza da história e esquecer o personagem principal.
Apesar de contar as maravilhas desse mundo, Sara mostra os pontos negativos que cercam os animais e os funcionários desse tipo de divertimento. O livro é escrito em dois pontos de vista: o passado e o presente de Jacob, misturando sua vida de aventuras com a solidão do asilo. Confesso que senti um aperto no coração sempre que lia sua condição na casa de repouso.
Jacob conhece seus dois amores no circo: Marlena, a malabarista, e Rosie, a elefanta. Ao mesmo tempo em que teme seu sentimento pela artista, seu elo com o maltratado animal só cresce. Admito que AMEI o que rola entre Jacob e Marlena, apesar de achar ela um pouco tonta – por sua história de garota que largou tudo para se casar com um cara que conheceu.
Por fim, eu adorei a história. Sara nos envolve tão bem na trama que você acaba se familiarizando com cada personagem, e sofrendo com cada um deles.
“É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso.
É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.”
Comments