top of page

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith


Autor: Robert Galbraith

Editora: Rocco

Páginas: 448

Ano da publicação: 2013

Personagem principal: Cormoran Strike

Personagens secundários: Robin, Lula, Bristow

Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso.

Strike é veterano de guerra – ferido física e psicologicamente – e sua vida é uma confusão. A investigação lhe dá um salva-vidas financeiro, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no complexo mundo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas – e mais perto ele chega de um perigo terrível.

Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres – das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho.

O Chamado do Cuco é um livro de suspense e mistério, em que o suposto suicídio de uma modelo famosa não é aceito por seu irmão. Cheio de reviravoltas, Robert Galbraith – pseudônimo de J.K. Rowling – consegue prender a atenção do leitor da primeira até a última página.

Cormoran Strike é veterano de guerra e perdeu a perna durante a luta. Resolver mistérios e seguir maridos infiéis a mando de suas esposas desconfiadas são o que o mantém bem, tanto psicologicamente quanto financeiramente, apesar de não poder esbanjar dinheiro.

Robin é uma moça encantadora, noiva de um cara maravilhoso, mas ela procura aventura. Quando a oportunidade de se tornar secretária de um detetive apareceu – mesmo que temporária -, ela logo correu pra pegar a vaga. Matthew, seu noivo, não gostou nada disso, levando às brigas do casal.

John Bristow é o meio-irmão de Lula – que foi adotada pela família Bristow – e não acredita que ela tenha cometido suicídio, por isso contrata Strike para investigar o caso. Bristow é um advogado (muito) rico e estranho, obcecado por algo que parece que só ele enxerga.

Lula, a responsável por todo o mistério, não é o que todos acham que ela é. Já foi expulsa de escolas, usou drogas, morou na rua até se tornar modelo, o que lhe rendeu milhões de dinheiro. Não posso falar muito sobre ela, é preciso ler o livro para descobrir sua história.

Esse livro tem toda uma trama envolvendo amigos de infância, o mundo sombrio das modelos, ganância e testemunhas de um suicídio mentirosas. A escrita de Robert é incrível e a narração é em terceira pessoas, mas podemos saber os pensamentos de todos os personagens ao mesmo tempo.

Apesar de não ter lido todos os livros de Harry Potter (calma amigo leitor, estou lendo), posso dizer que o mundo de O Chamado do Cuco é tão fantástico quanto o de Hogwarts. J.K. Rowling é uma escritora fabulosa, ela consegue nos envolver na investigação como ninguém. Além de nos fazer ter sentimentos por cada um dos personagens, com o drama familiar e a investigação policial que aceita o que é mais fácil.

Recomendo sim (E MUITO!) esse livro, acredito que qualquer um possa ler e adorar o mundo de Strike.

"Você é como todo mundo, Strike; quer suas liberdades civis quando diz à patroa que está no trabalho e, na verdade, está numa boate de strip, mas quer vigilância 24 horas em sua casa quando alguém tenta forçar a entrada pela janela aberta do seu banheiro. Não pode ter as duas coisas."

Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page